Etiquetagem de produtos cosméticos
Em cosméticos, as etiquetas são impressas, escritas ou impressas em uma arte gráfica de informações diretamente afixadas ou que aparecem na embalagem.
Tipos de embalagens como recipientes de alumínio, papelão, tubos flexíveis e muito mais são usados para produtos como:
- Shampoo
- Maquiagem
- Produtos de limpeza faciais e soros
- Creme dental
- Desodorante e muito mais
A etiquetagem correta de um produto cosmético também é a chave para evitar problemas para os fabricantes com as autoridades reguladoras.
Todas as restrições que o produto pode enfrentar devem ser consideradas na etiquetagem de um produto cosmético. Essas etiquetas devem atender a critérios específicos, como resistência a:
- Manipulações
- Água
- Abrasão
- Fragrância
- Produtos químicos
- Óleos
Esses elementos podem apagar as informações necessárias e cruciais impressas na etiqueta do cosmético. O uso de tinta adequada para imprimir etiquetas de embalagens de cosméticos ajuda os fabricantes a lidar com essas restrições.
Regulação de etiquetas cosméticas
Nos Estados Unidos, os cosméticos são regulamentados pela Food and Drug Administration (FDA), que exige que as seguintes informações sejam exibidas na etiqueta:
- Identificação do produto
- Conteúdo líquido
- Declaração de ingredientes
Uma empresa fabricante também pode precisar incluir etiquetas de advertência para produtos específicos; alguns exemplos disso são:
- Produtos bronzeadores sem protetor solar
- Desodorantes em sprays e aerossóis
- Produtos contendo alfa-hidroxiácidos
- Produtos de banho
- E mais
Um cosmético com marcação incorreta (etiqueta impressa com informações falsas ou enganosas) não pode ser vendido. De acordo com o Regulamento de Cosméticos da UE, as informações na etiqueta devem ser “letras permanentes, facilmente legíveis e visíveis”.
País de origem, número do lote, data de durabilidade mínima e período após a abertura também devem ser impressos na etiqueta, além dos requisitos de rotulagem de cosméticos dos EUA listados acima. Além disso, existem requisitos específicos de rotulagem de cosméticos da ASEAN aos quais os fabricantes devem prestar atenção para comercializar um produto na Ásia.
Porque usar a tecnologia de transferência térmica nessa aplicação?
Tecnologia de impressão por transferência térmica para etiquetas cosméticas
A transferência térmica é uma tecnologia reconhecida por sua qualidade, finura e precisão. Na indústria de rotulagem de cosméticos, essa noção é ainda mais importante, pois a estética do produto é essencial. Com efeito, a etiqueta afixada deve ser perfeitamente legível e não distorcer o design do produto.
Uma das principais vantagens da tecnologia de transferência térmica é imprimir informações variáveis em uma única embalagem ou linha de produção. Esta personalização de etiquetas de forma unitária (código de barras, número de lote) é uma vantagem real para evitar estoques de etiquetas de frascos de cosméticos pré-impressos.
Os fabricantes podem contar com uma ampla variedade de ribbons de transferência térmica para oferecer várias soluções para responder às exigentes restrições de qualidade, durabilidade e critérios legislativos.
Para esta aplicação, recomendamos os seguintes produtos: