Comparação Tecnológica: Térmica Direta vs. Transferência Térmica

technology-comparison-direct-thermal-vs-thermal-transfer

Comparação Tecnológica: Térmica Direta vs. Transferência Térmica

Transferência térmica e térmica direta são duas opções para imprimir dados variáveis ​​em etiquetas e rótulos. A ARMOR-IIMAK explica as diferenças entre essas tecnologias e como selecionar o método de impressão correto para sua aplicação.

O que é térmica direta?

A impressão térmica direta usa etiquetas quimicamente tratadas e sensíveis ao calor que escurecem quando expostas ao calor do cabeçote de impressão térmica. O corante leuco é o ingrediente essencial na química que permite que essa reação de calor ocorra. As impressoras térmicas diretas não têm tinta, toner ou ribbon. Este design simples torna a térmica direta fácil de usar. No entanto, como uma etiqueta térmica direta impressa contém a química para escurecer ao longo de sua vida útil, essa reação de escurecimento pode ocorrer involuntariamente sempre que o material for exposto a altas temperaturas. Um desbotamento semelhante pode ocorrer com a exposição aos raios UV. Os substratos térmicos diretos incluem uma gama seleta de papel e filme com diferentes níveis de qualidade, dependendo dos tratamentos.

O que é Transferência Térmica?

Na impressão por transferência térmica, um ribbon de transferência térmica é necessário para produzir uma imagem em etiquetas e rótulos receptivos de transferência térmica. A mídia e o ribbon viajam juntos sob o cabeçote de impressão térmica. À medida que os elementos do cabeçote de impressão são aquecidos, a tinta é transferida do ribbon para a mídia receptiva para produzir uma etiqueta impressa. O ribbon contém um revestimento chamado backcoat que desliza ao longo do cabeçote de impressão e o protege do contato com a superfície da etiqueta, prolongando a vida útil do cabeçote de impressão. Há uma ampla variedade de tipos de mídia e tinta que podem ser usados ​​para se adaptar a praticamente qualquer aplicação e requisitos de durabilidade.

Como escolher a tecnologia certa?

A térmica direta é adequada para aplicações mais simples que têm uma vida útil curta em ambientes com exposição limitada aos raios UV. Enquanto a térmica direta requer apenas um tipo de mídia, o material da etiqueta está em contato direto e constante com o cabeçote de impressão, o que pode aumentar o desgaste e diminuir a vida útil do cabeçote de impressão. Ao usar várias formulações de etiquetas e ribbons, a impressão por transferência térmica pode ser usada para uma variedade de aplicações, desde a impressão simples do dia-a-dia até ambientes hostis. Os ribbons de transferência térmica podem suportar mais facilmente o calor, a luz solar, a abrasão e a exposição química do que a térmica direta e, como resultado, podem produzir maior qualidade de impressão, durabilidade e longevidade da etiqueta.

Comparação resumida

Qualidade de impressão

Térmica direta

(+) A qualidade de impressão pode variar dependendo da qualidade do materiais. As etiquetas sem tratamento (econômico) podem ser de um preto mais claro com qualidade de impressão turva que pode afetar a capacidade de leitura do código de barras.

Transferência térmica

(+) Qualidade de impressão exata, nítida e preta escura e códigos de barras altamente digitalizáveis ​​com todos os tipos de ribbons.
(+) Os ribbons de transferência térmica coloridos fornecem dicas visuais para identificação.

Durabilidade

(-) A mídia térmica direta escurece quando exposta a altas temperaturas e desbota com a exposição aos raios UV.
(-) Suscetível a arranhões e estragos com abrasão e desgaste.

(+) O casamento adequado de etiqueta e ribbon pode suportar calor, luz solar, abrasão e exposição a produtos químicos.

Velocidade de Impressão

(-) Recomenda-se velocidades de impressão mais lentas.

(+) Velocidades de impressão mais rápidas são possíveis.

Facilidade no Uso

(+) Um consumível é mais simples de instalar e gerenciar o estoque.

(-) Embora sejam necessários dois componentes, os materiais são facilmente de origem única.

Aplicação

(-) Vida curta.

(+) Qualidade de arquivo que durará bem mais de 1 ano.

Seleção de mídia/etiqueta

(-) Gama limitada de papéis e filmes disponíveis com química térmica direta.

(+) Ampla gama de substratos e tipos de tinta para atender às necessidades de aplicação.

Custos de manutenção

(-) A vida útil do cabeçote de impressão é significativamente menor. De acordo com o OEM da impressora, espera-se que os cabeçotes de impressão durem de 25 a 50% da vida útil do cabeçote de impressão por transferência térmica.

(+) O backcoat de um ribbon protege o cabeçote de impressão da abrasão causada pela etiqueta. Isso permite que um cabeçote de impressão de transferência térmica dure 2 a 4 vezes mais que um cabeçote de impressão térmica direta.

Precisa de mais informações?

Não hesite em contatar um de nossos representantes
Contact us

Últimas notícias

Verifique nossas últimas postagens no blog

0 arquivos adicionados ao zip